N'água e na pedra amor deixa gravados
seus hieróglifos e mensagens, suas
verdades mais secretas e mais nuas.

"Entre o ser e as coisas"
Carlos Drummond

sábado, 14 de maio de 2016

Resenha de Cinema: "O Grande Truque" (2006)



"The Prestige"
130'

Direção:
Christopher Nolan

Roteiro:
Jonathan Nolan, Christopher Nolan
Christopher Priest (Romance)

Elenco:
Christian Bale, Hugh Jackman,
Scarlett Johansson, Michael Caine, David Bowie

Várias pessoas se decepcionaram com O Grande Truque, por terem descoberto os truques na metade do filme. Porém, para mim, o que o ele oferece vai além da descoberta desses truques.

| Spoilers a partir deste ponto |


O fundamental, aqui, é a personalidade dos protagonistas e a relação entre os dois. É a carga emocional que se inicia com a ambição desmedida de Borden, que leva à morte da namorada de Angier e ao seu consequente rancor, igualmente desmedido. É o processo da obsessão que têm de descobrir o "segredo" um do outro, de superar pela inteligência um ao outro, de obter mais aplausos e mais fama do que o outro. São personagens extremos, sim, em seus ressentimentos, em sua vaidade, em seu orgulho, e têm um no outro a razão para a própria existência. De certo modo, são os gêmeos e clones um do outro, como a moeda de duas caras com que Borden presenteia o garoto da plateia, que chora porque sabe que um pássaro morreu, para que seu irmão aparecesse em seu lugar. Exatamente como um Angier morre afogado em cada apresentação e como um dos Borden morre enforcado na prisão.

Os sacrifícios que ambos fazem em prol da sua obsessão terminam em morte e vazio, seja dos próprios ilusionistas ou das pessoas que lhes são íntimas. No entanto, é espantoso observar até onde vai a sua persistência e determinação. No caso de Borden, para viver a sua arte, duas pessoas sacrificam a própria individualidade por uma vida inteira, amando sempre pela metade, um dia sim, um dia não. Angier não tem um momento de paz, abdica de uma vida afetiva e passa, vez após vez, pela agonia do afogamento, sempre muito distante de se sentir em casa, como indica Cutter no final.

Certamente não são personagens modelo. Na verdade, são imaturos e até perversos. Mas são muito interessantes em sua insanidade, fortes e fracos ao mesmo tempo.

| Fim dos Spoilers |

Toda a parte técnica do filme, cenografia, figurino, maquiagem, fotografia, é excelente. E, acima de tudo, a interpretação dos atores e atrizes é magistral, conferindo aos papéis a densidade requerida, sem a qual o filme não funcionaria.

Aqueles que assistirem ao filme se focando somente no segredo dos truques possivelmente ficarão decepcionados, mas quem quiser assistir a um filme que explora, em seus extremos, a psique humana, tem chances maiores de gostar.

Nenhum comentário: