N'água e na pedra amor deixa gravados
seus hieróglifos e mensagens, suas
verdades mais secretas e mais nuas.

"Entre o ser e as coisas"
Carlos Drummond

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Resenha de Cinema: "Frances Ha" (2012)


"Frances Ha"
86'

Direção:
Noah Baumbach

Roteiro:
Noah Baumbach e Greta Gerwig

Elenco:
Greta Gerwig, Mickey Sumner, Michael Zegen

| Contém Spoilers |


Frances Ha é um filme que fala sobre a busca de um lugar. Seja a um endereço, a um trabalho ou a uma relação, Frances parece não pertencer, movendo-se sem ter o leme da própria vida, indo e vindo como numa dança aleatória e inconstante. Ela se ilude quanto às possibilidades de ser bem sucedida na profissão, dá às suas amizades um valor maior do que a outra pessoa provavelmente dá, não consegue uma fonte de renda estável ou suficiente para se manter em um apartamento.

Frances é uma alma ingênua, das que saem correndo e dançando pelas calçadas. É a sonhadora que se atrapalha com a vida prática, mal conseguindo pagar uma conta de restaurante, mesmo tendo dinheiro para isso. Ao mesmo tempo em que pode ser sagaz e poética, demonstra imaturidade em muito do que diz e em muitas de suas decisões. É possessiva com a melhor amiga, o que leva ao desentendimento entre as duas. Após descobrir que ela vai se mudar para o exterior e ouvir histórias sobre Paris, durante um jantar, resolve fazer uma viagem de um fim de semana à cidade, precisando se endividar.

Mas, quando se dá conta de que a vida perfeita só existe nas redes sociais, de que não é mais uma estudante, de que o tempo passou, a ponto de não ser mais uma loucura ficar grávida, ela percebe que é necessário encontrar um caminho e pôr os pés no chão, mesmo que seja áspero como o asfalto. É possível assumir as imperfeições da vida, com suas frustrações e dificuldades, e continuar rindo e dançando em torno do chafariz, transformando o que parecem ser erros em uma coreografia de costuras. O lugar não precisa ser o do encaixe perfeito. Às vezes está tudo bem não caber direito. Sempre dá para dobrar.

Nenhum comentário: