N'água e na pedra amor deixa gravados
seus hieróglifos e mensagens, suas
verdades mais secretas e mais nuas.

"Entre o ser e as coisas"
Carlos Drummond

sábado, 6 de junho de 2015

Resenha de Livro: "O verso do cartão de embarque" (2011), de Felipe Pena


Dividido em capítulos que, em fragmentos, a cada vez se focam em personagens que compõem, sob diversos ângulos, uma mesma história, a narrativa do romance "O verso do cartão de embarque" desafia o leitor a construir o sentido, a partir de cenas breves, memórias soltas e reflexões instigantes.

O estilo varia de capítulo para capítulo, e, em uma leitura mais lenta e paciente, pode ser apreciado em seus detalhes, estimulando uma contemplação que vai além do enredo misterioso.

É um tipo de livro que dá vontade de ler uma segunda vez, logo após terminá-lo, caso se tenha gostado. Como diz uma citação, atribuída a Clarice Lispector, nas páginas finais do livro: "O texto ganha sua secreta redondez, antes invisível, quando é visto de um avião em alto voo. Então, adivinha-se o jogo das ilhas e veem-se canais e mares."

É como se os capítulos fossem as ilhas, cujos canais, as ligações entre eles, e os mares, os temas subjacentes, só pudessem ser delineados após a última frase do livro, cuja totalidade é, então, vista do alto pelo avião, a leitura inteira.

Recomendado para quem gosta de narrativas intrigantes e fragmentadas, que desafiam o leitor a construir o sentido, e para quem gosta de uma linguagem eclética, alternadamente subjetiva, sensível, objetiva, reflexiva e irônica.

Nenhum comentário: